19  3251.3297

Localização



 

Coluna Sem Dor
Avenida Doutor Luís de Tella, 1615
Cidade Universitária II

Campinas - São Paulo CEP: 13083-000 - Brasil
(19) 3251-3297
 

Clínicas de estética oferecem RPG para gordura localizada


ANA PAULA DE OLIVEIRA
da Folha de S.Paulo


Cada vez mais as clínicas de estética se valem dos tratamentos de saúde para vender beleza.


Depois do Botox e da drenagem linfática, agora é a vez da RPG (reeducação postural global). A técnica de fisioterapia desenvolvida na França nos anos 60 é oferecida nas clínicas como método de combate à gordura localizada e à celulite!


A relação entre má postura e gordura localizada se dá quando a pessoa tem algum tipo de desvio na coluna. Com o desalinhamento, o espaço entre as vértebras é comprimido, o que pode dificultar a circulação do sangue na região. A diminuição do fluxo sangüíneo, por sua vez, acarreta em retenção de líqüido, em concentração de gordura e, conseqüentemente, no aparecimento da temida celulite, explica a fisioterapeuta especializada em terapia dermato-funcional Viviana Brant de Carvalho, da clínica de medicina estética Thyfere.


Com a má postura, alguns músculos são menos solicitados, sofrem um encurtamento e é aí que a gordura tende a se concentrar, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global, Oldack Borges de Barros. Para entender essa relação, ele exemplifica: "É raro a gordura se concentrar no bíceps, músculo exigido a todo momento no dia-a-dia; contudo, no tríceps, que é pouco solicitado, a gordura se acumula mais facilmente".


Voltando à má postura, "se ela pode gerar gordura e celulite, então a correção pode desfazê-las", diz Eliza Hisatugo, fisioterapeuta especializada em RPG e que aplica a técnica para redução de medidas no Mizuki.


O objetivo da técnica, como o próprio nome diz, é reeducar o corpo "para que ele se mantenha alinhado em seu eixo contra a força da gravidade", diz Maria Elisa Pimentel Piemonte, professora de fisioterapia da USP. Para tanto, depois de avaliar a postura do paciente, o fisioterapeuta, com as mãos, vai alinhando pés, joelhos, bacia e demais partes do corpo da pessoa. Esse trabalho é combinado com exercícios de alongamento e de respiração.


Terminada a sessão, o aluno deve exercitar as novas posturas no dia-a-dia. "A pessoa deve se policiar e se corrigir em tudo o que faz, em toda a sua movimentação", diz Lara Oliveira de Marchi, fisioterapeuta da clínica Spaço Corpo & Mente em Equilíbrio.

 

"Nas primeiras sessões, quando a fisioterapeuta me corrigia, achava que estava torta, apesar de que, olhando no espelho, estava ereta", lembra a química Monica Sampaio Doria Velloso, 26. Essa sensação, diz Marchi, acontece porque o cérebro está acostumado com a postura antiga e incorreta. "É como aprender a dirigir um carro. No começo, todo movimento é pensado, como pisar na embreagem para mudar de marcha e, ao mesmo tempo, olhar no retrovisor, mas depois o ato é automático."


Velloso, que pratica RPG há quatro meses, perdeu 7 kg dos 9 kg desejados e sente que o responsável é o trio dieta, exercícios e reeducação postural.


"No começo, tive de me policiar a cada momento para fazer o certo, mas, depois de quatro meses de sessões semanais, já me movimento normalmente, sai automático", diz a arquiteta Roberta Masini Gabriel, 32 Com 1,62 m, ela entrou na clínica de estética há cinco meses pesando 56,5 kg e com o objetivo de perder alguns quilos e de acabar com a gordura localizada. Hoje pesa 50,5 kg. "Já cheguei a pesar 50 kg, mas continuava com culote e com muita celulite. Hoje, isso diminuiu sensivelmente", conta a arquiteta, que também faz dieta e sempre praticou atividades físicas na academia.


Aliás, dizem os fisioterapeutas, de nada adianta encaixar os quadris direitinho e colocar a barriga para dentro se a RPG não for aliada à conhecida dobradinha exercício e dieta. E mais: "O programa de RPG só ajuda a diminuir gorduras localizadas causadas pela postura incorreta", afirma Viviana de Carvalho.


Em relação aos principais desvios posturais, são poucos os casos congênitos. Em geral, hiperlordose, hipercifose e escoliose --posturas incorretas e coadjuvantes no processo de retenção de gordura-- são causadas por uma vida inteira de maus hábitos no modo de andar, sentar, dormir e gesticular.


Para muitos, a curvatura da coluna de Gisele Bündchen e seu bumbum empinadinho quando faz sua famosa "paradinha" no fim da passarela são vistos como modelo de perfeição postural, mas, para Barros, caracteriza-se pelo modelo de hiperlordose --aumento anormal da curva lombar. Mas ela não tem "pneuzinhos", nem barriga, nem culote. "A má postura não é sinônimo de gordura localizada, mas é um fator desencadeante em potencial."


Como conseqüência da hiperlordose, a circulação sangüínea na região abdominal e no quadril fica comprometida, propiciando a retenção de líqüidos, a localização de gordura na região e o aparecimento de celulite, além de os músculos abdominais se enfraquecerem, projetando a barriga para a frente.


Normalmente, quem possui hiperlordose tende a ter hipercifose -aumento anormal da cifose, que é a curvatura natural da coluna vertebral. Além de imprimir uma postura de "fracasso" -ombros caídos e pescoço para a frente-, tende a promover o acúmulo de gordura na parte superior das costas, bem abaixo do pescoço, "deixando a pessoa corcunda", diz Carvalho.


Para fins estéticos, as clínicas recomendam sessões de uma hora por semana. A duração do tratamento varia de acordo com o grau do desvio da coluna, mas, normalmente, levam de dois a seis meses e cada sessão custa, em média, R$ 90.


A professora Piemonte faz algumas ponderações a respeito das promessas estéticas. "Acho excelente e muito bem-vindo o uso da técnica em clínicas de estética, mas como harmonização corpórea. Não acredito que a correção da postura seja suficiente a ponto de diminuir a gordura localizada." Para ela, são precisos estudos que comprovem a real eficácia da técnica como redutora do tecido adiposo.

 

E ela acrescenta que nem só programas de RPG contribuem para reeducar a postura. "Pilates, ioga e artes marciais, como caratê, também contribuem para isso."

 

Saiba como corrigir sua postura

 

  • Ao andar, mantenha o olhar no horizonte e alinhe o queixo paralelamente ao chão.
  • Parado ou ao caminhar, encaixe os quadris, contraindo os glúteos. Imagine que existe uma linha puxando seu corpo do topo da cabeça para o alto.
  • Relaxe os ombros e deixe os braços ao lado do corpo --dedo médio na lateral da coxa.
  • Sempre expire e inspire o ar completamente.
  • Ao se sentar, apoie-se nos ísquios (ossos dos glúteos). Mantenha os pés apoiados no chão, o abdômen contraído e os ombros para trás. A cada 40 minutos, levante, dê uma volta, alongue-se.

 


Fontes: Oldack Borges de Barros, Viviana Brant de Carvalho e Lara Oliveira de March

 

 

O trabalho do RPG também pode ser complementado com Pilates e Treinamento Funcional


   
 NEWSLETTER
 REDES SOCIAIS

Coluna sem Dor® - Produzido por Dinamicsite