19  3251.3297

Localização



 

Coluna Sem Dor
Avenida Doutor Luís de Tella, 1615
Cidade Universitária II

Campinas - São Paulo CEP: 13083-000 - Brasil
(19) 3251-3297
 

 Autor: Felipe Ribeiro Mascarenhas  CREFITO-3 27386-F

                 Fisioterapeuta

      www.colunasemdor.com.br

 

A celebração é um ponto muito importando quando se lida com crianças autistas. Devemos sempre celebrar suas conquista e tentativas. Temos que ser espontâneos, entusiasmados, enérgicos e empolgados quando celebramos, pois a nossa celebração se tornará o combustível para o crescimento e desenvolvimento da criança.
 
Devemos celebrar todas as suas iniciativas sociais espontâneas, tais como contato visual, contato físico, comunicação e linguagem. Todos os seus êxitos serão celebrados, mas tão importante quanto os êxitos, são suas tentativas, que demandam muito esforço.
 
A celebração torna a interação social, prazerosa, e divertida, fazendo com que você se torne acessível para a criança.
 
É bom ter sempre em mente frases para celebrar, tais como:
Que lindo seu olhar!
Adoro quando você me olha!
Carinho na mamãe!!! Que gostoso!
 
Celebrando estamos construindo um relacionamento social, forte com nosso filho.
 
Para uma criança que não tem seus aspectos sociais desenvolvidos, um grito ou uma repreensão pode soar como uma celebração, portanto temos que tomar muito cuidado quando a criança faz coisas erradas ou tem comportamentos indesejados. Não devemos gritar repreender ou esbravejar. Atitudes erradas devem ser ignoradas, como se nada houvesse acontecido. Se houver oportunidade devemos oferecer o correto, e celebrar em seguida. Por exemplo, a criança gosta de jogar água no chão, devemos pedir a ela que nos entregue o recipiente, e celebrar quando ela o fizer. Assim ela vai perceber como é bom fazer o correto, e o errado não terá tanta graça, pois não despertara reação de ninguém.
 
Portanto podemos concluir que as celebrações irão reforçar os comportamentos que queremos, enquanto reações reforçam os comportamentos indesejados.
 
 
Copyright © Todos os direitos reservado para Felipe Ribeiro Mascarenhas
 
Atenção!
Se você deseja reproduzir, ou divulgar esse texto deve inserir o nome do autor e o endereço do site www.colunasemdor.com.br logo abaixo do título do texto.
 

 

Conheça:

 

Blog Alexandre semente de amor - (sobre autismo)

 

Blog Estudautismo

 

 


   
 NEWSLETTER
 REDES SOCIAIS

Coluna sem Dor® - Produzido por Dinamicsite