19  3251.3297

Localização



 

Coluna Sem Dor
Avenida Doutor Luís de Tella, 1615
Cidade Universitária II

Campinas - São Paulo CEP: 13083-000 - Brasil
(19) 3251-3297
 

 

 

Fibromialgia e hiperatividade simpática
Fibromialgia e hiperatividade autonômica simpática foram correlacionadas pelo Dr. Manuel Martínez-Lenvín, médico Chefe do Departamento de Reumatologia do Instituto Nacional de Cardiologia Ignácio Chávez, da Cidade do México, em 2001.


Pontos dolorosos na fibromialgia
Ele descreveu que "a fibromialgia e a distrofia simpático reflexa possuem características comuns como a dor crônica e a alodinia, assim como outras importantes características clínicas, como surgimento após um trauma, predominância feminina, parestesia, instabilidade vasomotora, resposta ao bloqueio simpático e ansiedade/depressão."

O Dr. Martínez-Lenvín propôs ainda que "a fibromialgia é uma síndrome dolorosa simpaticamente mantida, na qual a manutenção da hiperatividade simpática sensibiliza os nociceptores primários e induz a ampliação da dor e da alodínia.

É importante ressaltar que a fibromialgia é uma síndrome que produz um grande desconforto ao paciente e é de difícil controle. Normalmente os pacientes estão sob forte ação farmacológica e a melhora é muitas vezes tímida. A TN, com sua proposta de reequilibrar os desequilíbrios neurovegetativos é uma das mais promissoras ações terapêuticas, junto à liberação miofascial e controle dos trigger points. Mais do que apenas oferefer condutas paliativas, é tratar a causa e os mecanismos disparadores. Sua ação sobre a modulação autonômica é ímpar.

Leitura sugerida: Martínez-Lenvín, M. Is fibromyalgia a generalized sympathetic dystrophy? Clinical and Experimental Rheumatology, 2001; 19:1-3


   
 NEWSLETTER
 REDES SOCIAIS

Coluna sem Dor® - Produzido por Dinamicsite