19  3251.3297

Localização



 

Coluna Sem Dor
Avenida Doutor Luís de Tella, 1615
Cidade Universitária II

Campinas - São Paulo CEP: 13083-000 - Brasil
(19) 3251-3297
 

Excesso de consumo de açúcar nos alimentos preocupa a OMS


Fonte: Bibliomed


04 de setembro de 2003 (Bibliomed). A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou em recente boletim, um alerta sobre o alto consumo de açúcar adicionado aos alimentos ou bebidas, evidenciado por um estudo de pesquisadores sul-africanos.

 

Os pesquisadores sugerem uma diretriz dietética a ser aplicada pelos governos contra o abuso desse produto, devido ao avanço das cáries e da obesidade. Eles recomendam a limitação da ingesta de alimentos e bebidas doces, sendo que o açúcar adicionado à dieta não deve superar 10% do consumo energético total.


Na África do Sul, 35% dos adultos sofrem problemas de queda de dentes, enquanto que 20% dos adultos e 9% das crianças entre sete e nove anos apresentam excesso de peso ou obesidade.


O estudo ainda evidenciou que as populações urbanas consomem o dobro de açúcares adicionados que as rurais (12,3% contra 5,9% do consumo energético total). Outro fator importante descoberto foi à interferência negativa do açúcar sobre o consumo de proteínas, além de uma importante redução na utilização, pelo organismo, de ferro, zinco e tiamina.
 

Esta última constatação fez a OMS questionar as vantagens dietéticas de alimentos ricos em açúcar para as crianças desnutridas.


Pekka Puska, diretor do grupo de prevenção de doenças não transmissíveis da OMS conclui em significativo comentário que essa análise oferece valiosas indicações sobre a influência do açúcar na alimentação e na nutrição no mundo em desenvolvimento por intermédio de um país em que se observa o duplo fenômeno da desnutrição e da superalimentação.

 

 

 


   
 NEWSLETTER
 REDES SOCIAIS

Coluna sem Dor® - Produzido por Dinamicsite