19  3251.3297

Localização



 

Coluna Sem Dor
Avenida Doutor Luís de Tella, 1615
Cidade Universitária II

Campinas - São Paulo CEP: 13083-000 - Brasil
(19) 3251-3297
 

Como Selecionar um Bom Par de Tênis

 

Autor: Felipe Ribeiro Mascarenhas

                     Fisioterapeuta

            www.colunasemdor.com.br



Nós sabemos que nossos tênis podem nos influenciar tanto positivamente quanto negativamente em nossas atividades. Sendo eles um instrumento de prevenção, quando mal utilizado podem ser os causadores de inúmeras lesões.


Seguem então algumas dicas para a hora de comprar seu tênis:


1. Observe seu tênis velho procurando achar todos seus defeitos, onde ele incomoda, onde ele sofreu maior desgaste, onde a costura cedeu...Procure então maior conforto e maior resistência nessas partes desgastadas na próxima compra.


2. Procure os tênis mais leves. Isso não significa que o tênis mais leve lhe dará maior desempenho. O maior   desempenho depende do atleta, sua relação com o tênis e com outros fatores do meio que possam interferir.


3. Ao calçar o tênis o calcanhar deve estar firme e estável dos dois lados e atrás, e os dedos devem estar folgados à frente, restando 1 cm entre os dedos e o bico do tênis.


4. Os contrafortes (parte mais dura e resistente na parte de trás do tênis, que serve para dar mais firmeza e estabilidade nesta região) laterais e posterior devem ser bem resistentes, mas não muito duros, pois poderão machucar. Para testá-los basta apertá-los com o dedo.


5. Observe a qualidade da costura interna, pois uma costura mal feita e grosseira pode causar ferimentos nos pés.


6. É interessante se a palmilha tiver uma elevação na região lateral interna, para a acomodação do arco longitudinal medial do pé.


7. O solado deve ser flexível e levemente macio, para amortecer o impacto de sua atividade. Os calçados que vem com amortecedores devem ser escolhidos de acordo com sua preferência.


8. Quanto mais larga for a base da sola mais estável será o tênis porém a sola perderá em flexibilidade. O importante é achar um equilíbrio que melhor se adapte a você.


9. Observe a língua e o acolchoamento interno do tênis para maior conforto.

 

10. A diferença entre a altura da sola da ponta do tênis e a altura da sola da parte de trás do tênis não deve ser superior a 2,5 cm.


11. Para usar no dia-a-dia evite os tênis de cano alto.


12. Se você usa sempre palmilhas ortopédicas, caneleira, tornozeleira ou outros apetrechos, leve-os para realizar a compra de seu tênis, pois eles podem influenciar no tamanho e na escolha dele.
 

13. Para a prática de esporte procure tênis que seja projetado especificamente para a modalidade que irá praticar.


14. Para caminhadas e uso diário, tênis leve, flexível, e bem ventilado.


15. Para corrida, tênis leve, solado largo, caixa para os dedos larga, bem ventilado e com amortecedor.


16. Para futebol de salão, tênis de couro, com biqueira e contrafortes reforçados.


17. Para basquete, os de cano curto estão sendo cada vez mais usados e recomendados. Evite que sejam pesados, porém seus contrafortes devem ser bem resistentes.


18. Para ginástica na academia (local, aeróbica, etc.), a caixa para os dedos deve ser justa, bem reforçado nas laterais, com um ótimo sistema de absorção de impactos.

 

Copyright © Todos os direitos reservado para Felipe Ribeiro Mascarenhas
 
Atenção!
Se você deseja reproduzir, ou divulgar esse texto deve inserir o nome do autor e o endereço do site www.colunasemdor.com.br logo abaixo do título do texto.

 


   
 NEWSLETTER
 REDES SOCIAIS

Coluna sem Dor® - Produzido por Dinamicsite