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Coluna Sem Dor
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Você já reparou que no frio as costas doem mais? Que quem já sofreu fratura “adivinha” que vai chover? No frio que penetra nos ossos? Pois é, a friagem influencia o nosso aparelho locomotor. No frio nosso metabolismo aumenta na tentativa de gerar calor, os músculos ficam mais contraídos, ficamos mais “encorujados” e introspectivos.
Temos menos vontade de sair de casa, caminhar ao ar livre e... fazer exercícios. A cama e os cobertores nos chamam e ficamos mais sedentários.
Aí mora o perigo! Ficamos mais expostos a “energia perversa do frio” que penetra pelos meridianos desequilibrando os ossos e as articulações, como dizem os chineses. Se tem perigo, o melhor é buscar proteção.
Mantenha os pés aquecidos, isso evita dores lombares. Bem como manter o pescoço protegido evita dores no pescoço.
Porém, para manter a saúde dos nossos músculos e articulações, a atividade física é a melhor opção. Os alongamentos ampliam os espaços internos, diminuem as tensões e melhoram a postura. Os exercícios preparam e protegem nosso corpo contra o sedentarismo, o excesso de atividade mental, excesso de toxinas, o estresse e o escasso contato com a natureza que rege nossos dias e determina modos restritos de estar no mundo.
O trabalho corporal, quando realizado de forma mais integrada, além do seu aspecto mecânico, cria condições para termos mais consciência de nós mesmos não só no aspecto físico, porém psico-físico e energético. Os exercícios respiratórios alteram a ventilação, portanto o oxigênio e consequentemente a energia. Após 20 minutos de atividade as endorfinas são liberadas e temos uma sensação de bem estar.
O nosso corpo sempre responde, se adapta, e o tecido que mais responde é o muscular. E o mais importante: em qualquer idade. Cometemos o equívoco de achar que, com a idade, não devemos nos mover muito e que as dores são naturais. Isso é falso! Se oferecermos os estímulos adequados poderemos melhorar nossa performance independente da idade.
Se considerarmos que 70 por cento dos nossos tecidos é constituído de músculos, podemos ficar bem otimistas.
Hoje temos à disposição várias opções de atividade física. Cada uma desenvolve diferentes atributos: Musculação- força; Yoga-integração mente/corpo; Pilates- sincronia; Ginástica Harmônica-integração psico-física; Ginástica Natural- vitalidade; RPG- postura; Práticas Orientais- equilíbrio, Treinamento Funcional...
Enfim, ofertas não faltam. Escolha uma que se encaixe com seu perfil e necessidade, o importante é que seja orientada por profissional habilitado e que seja realizada com persistência e prazer.


   
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