19  3251.3297

Localização



 

Coluna Sem Dor
Avenida Doutor Luís de Tella, 1615
Cidade Universitária II

Campinas - São Paulo CEP: 13083-000 - Brasil
(19) 3251-3297
 

 

PROBLEMAS MUSCULARES, E MUITO MAIS, PODEM SER SOLUCIONADOS PELA CINESIOLOGIA APLICADA

 

A Cinesiologia Aplicada é um sistema que avalia, através de testes musculares, as nossas funções estruturais, bioquímicas, emocionais e até mentais. Mas, devemos compreender que não estamos apenas tratando os músculos ou reorganizando movimentos corporais. O corpo é um todo, com muitos sistemas e funções diferentes.
Ao nos preocuparmos com o nosso bem estar, podemos parar e constatar a perfeição evolucionária do corpo físico. No reino animal, o corpo do mamífero pode ser considerado a criação mais maravilhosa deste planeta. O corpo do animal é extraordinariamente complexo. Funciona com tamanha harmonia que no seu estado animal selvagem, o corpo goza de perfeita e despretensiosa saúde. Todas as suas funções são controladas por um sofisticado sistema de reflexos, que funcionam em um plano de suprema sabedoria, o que permite ao animal satisfazer todas as suas necessidades no instável meio ambiente em que se encontra. Se é ferido por acidente, ou atacado, seus tecidos e ossos possuem poderes latentes de auto regeneração que entram em ação no momento em que ocorre o ferimento. Se algumas bactérias ou vírus perigosos invadem o corpo, seu sistema bioquímico, altamente complexo e bem organizado, cria anticorpos específicos que lutarão contra os invasores, mas não danificarão suas próprias células; adquirindo imunidade contra estas bactérias. Ao mesmo tempo, à medida que o animal se torna mais evoluído, como no caso do homem, o corpo desenvolve um sistema emocional que o ajuda a criar reflexos mais sutis, necessários aos mais refinados ajustamentos de sua vida diária. As emoções como medo, raiva, dor, ajudam a proteger o homem dos perigos externos, enquanto os sentimentos como a afeição e a capacidade de proteger fazem-no preservar a unidade familiar. A alimentação e o descanso são controlados pela fome e pela fadiga; e a alegria de viver age como um generalizado incentivo para as atividades saudáveis. Porém, a doença e a dor também se instalam quando há excesso de tensão entre o corpo e a mente. As forças da vida, brotando profundamente do interior são obstruídas em vários graus e em diferentes níveis, se manifestando na forma de desequilíbrios físicos, emocionais, psíquicos e sociais. O abrandamento dessas obstruções podem ter como recurso a Quiropatia, que é a prática de manipulação da coluna vertebral; visando a reorganização do esqueleto e dos músculos. Na escola de Quiropatia, toda doença é vista como decorrente de minúsculos deslocamentos das vértebras, os quais pressionam os nervos que emergem da medula espinhal, interferindo na vitalidade dos órgãos por ele controlados. O tratamento consiste, então em um ajuste através da manipulação da coluna vertebral. Esta manipulação através de toques específicos, liberam os músculos e contribuem com a reorganização postural efetiva. É portanto uma técnica potencialmente corretiva e básica, principalmente para aliviar as dores na coluna. A Cinesiologia Aplicada entra como técnica auxiliar, já que através de um teste muscular padrão, ou melhor, através da avaliação da qualidade da resposta muscular, pode se determinar a reação do corpo à maioria dos diversos estímulos físicos, químicos, mentais e sociais.
Ela emprega o teste muscular combinando com outros testes de "diagnóstico padrão". Na seqüência do trabalho de Cinésiologia, podem ser utilizada terapeuticamente a dieta, o toque, suplementos ortomoleculares, exercícios, trabalho com os meridianos chineses e treinamento para ajudar a restabelecer o equilíbrio e manter o bem estar do corpo."
A Cinésiologia Aplicada tem provado, como nenhum outro método, que pode demonstrar as associações funcionais entre as áreas física e mental, na forma do teste muscular, que é tanto visível quanto tangível para o paciente.
Podemos intervir com a aplicação da técnica da Cinésiologia Aplicada reestruturando o movimento e reconstruindo a postura através de gestos simples com bases técnicas sérias. Não basta dizer a uma pessoa: "Tenha uma boa postura!" É necessário dar condições a este corpo para que possa executar e compreender o que é ter uma boa postura. Afinal, as pessoas não recebem, enquanto crescem, um manual de utilização do próprio corpo. No entanto, podemos afirmar que quando adquirem meios para aprender a sentirem seu próprio corpo, a diferença que existe em mover-se harmoniosamente preservando todos os sistemas complexos deste mesmo corpo, produzindo saúde, bem estar, alívio de dores, evitando, em alguns casos, deformações e fixações.
Conseguimos com isto, dar o primeiro passo. Este passo pode ser realizado através de várias técnicas. Por exemplo: através dos estudos contínuos de Madame Godelieve Deys Struyf, dispomos de meios para se obter dados essenciais dos processos de funcionamento, isolados em cada uma das partes; mas principalmente através da observação das inter-relações e interação dos conjuntos dos processos musculares" – Cadeias Musculares e Articulares - GDS.
Porém, a doença ou a dor também se instalam quando há tensão entre o corpo e a mente. A força da vida, brotando profundamente do interior, se manifesta em vários graus e diferentes níveis, na forma harmônica da saúde ou através de desequilíbrios físicos somatizados. Tentamos manter o equilíbrio, independentemente de como nos sentimos. Porém, nos movemos sempre, demonstrando o que sentimos. Utilizando a capacidade quase "mágica" de construir nossos eixos de movimento e ser construído por eles. Pois nosso corpo desenha, no espaço que ocupamos, a trajetória do movimento coordenado. Analisa-se um homem, que é mecânico na sua primeira função de movimento e observa-se que processos orgânicos, emocionais e acidentais também manifestam-se neste sistema mecânico, alterando sua forma e função. Concluímos que a natureza nos proveu com uma anatomia de precisão através da forma, do gesto e da utilização psicocorporal. É necessário, então, verificar os desvios e deformações que indicam expressões corporais que se fixaram, tensões decorrentes de todas as nossas "escolhas", que revelam todas as nossas disfunções, pois ficam gravadas nos nossos tecidos corporais. Podemos citar uma frase de Madame Godelieve Denys-Struyf: "... Se meus tornozelos ignoram meus joelhos, se meus quadris não protegem minhas vértebras lombares e solicitam excessivamente as articulações sacro-ilíacas; se minha primeira junta cervical não funciona harmoniosamente com a bacia; se minha mão direita não se coordena facilmente com o pé esquerdo; etc., então meu corpo tem efetivamente dificuldades de comunicação!..." Usamos a coordenação motora com diversos erros, infelizmente projetados inconscientemente pelo nosso gestual que é mecanizado diariamente, alterando nossa postura corporal. E, ainda somos responsáveis por promover, através destes gestos inadequados, modelos errôneos de movimentos no qual nossas crianças se espelham, modificando seu próprio desenvolvimento. Através de uma cópia gestual, procuram conformar-se com o modelo que observam. Assim, alteram os processos naturais, gerando marcas que poderão terminar quando adultos como pés chatos, cavos, coluna com diversas alterações escolióticas, com vários tipos de hérnias de disco, dores, desconfortos , etc.....
Com sua origem na Quiropatia, a Cinésiologia Aplicada, desenvolvida pelo Quiropata Goodheart propõe um novo princípio, já que a literatura científica de até então, nunca tinha mencionado diagnósticos tão precisos realizados através de testes musculares.
A Cinésiologia Aplicada vem, também, propor uma técnica de tratamento, que conjuntamente com os conceitos Quiropáticos tradicionais, podem ser incorporados procedimentos fisioterápicos como o Teste Kendal , os antigos pontos de acupressura, os pontos de meridiano, entre outros, restabelecendo a função normal do sistema afetado e propiciando o retorno das funções naturais, às quais chamamos de "saúde".

 

 


   
 NEWSLETTER
 REDES SOCIAIS

Coluna sem Dor® - Produzido por Dinamicsite