19  3251.3297

Localização



 

Coluna Sem Dor
Avenida Doutor Luís de Tella, 1615
Cidade Universitária II

Campinas - São Paulo CEP: 13083-000 - Brasil
(19) 3251-3297
 

 

BERGAMOTA -Citrus bergamia

 

Usada tradicionalmente na medicina popular italiana, a bergamota tem este nome em virtude da cidade de Bérgamo, na Lombardia. O óleo essencial é particularmente útil no tratamento das infecções da boca, pele e dos tratos respiratório e urinário, podendo também ser usado para regular o apetite.

Aromaterapia no dia a dia

O óleo exerce um efeito calmante sobre o sistema nervoso. O aroma tem o poder de levantar o ânimo. Proporciona um equilíbrio natural, podendo ajudar em casos de ansiedade, depressão e tristeza. Banho, massagens, colar aromático, no ambiente.

Por ser refrescante, estimula a receptividade do cérebro à luz.

Pode ser muito útil para quem esteja esgotado e exausto, em virtude da tensão constante, ou esteja a convalescer de uma enfermidade psicológica ou física. Duas gotas em um algodão, inalar profundamente antes de dormir. Coloque o algodão entre a fronha e o travesseiro e durma como um anjo.

Tem afinidade com o trato urinário e ajuda no tratamento da cistite e outras infecções da bexiga, principalmente quando usado com camomila- romana numa compressa. Banho de acento.

Pode ser útil em casos de indigestão, flatulência, hemorróidas, dispepsia e cólicas.

Ajuda a regular o apetite. Ajuda quem tem problemas respiratórios como a bronquite. Banho, massagens, colar aromático, no ambiente.

 

Curiosidades

Usos Através dos Tempos

O seu nome deriva de Bérgamo, a cidade italiana onde originalmente era cultivada. Diz a lenda que Cristóvão Colombo trouxe s árvore das ilhas Canárias para a Espanha e Itália.

A bergamota é usada para aromatizar o chá Earl Grey e é um ingrediente comum da água -de- colônia.

 

Método de extração - Prensagem a frio da casca do fruto.

Cultivados- Itália, Marrocos e Costa do Marfim. Nativa da Ásia tropical

Nota - Alta

Aroma - Delicado que lembra as especiarias. Leve e refrescante.

 

Composição química -Linalol, nerol, tupineol (ácoois); acetato de linalilo (éster); bergapteno (lactona); dipenteno, limoneno (terpenos)

 

Propriedades

Revigorante, antidepressivo, anti-séptico, analgésico e anti-espasmódico. A Bergamota é calmante, sedativo (sistema nervoso) e bom para o equilíbrio e o estado de ânimo.

Refrescante, desodorizante, digestivo, expectorante, febrífugo, estomáquico, tónico, vermífugo, carminativo,repelente de insetos.

 

Mistura-se bem com

camomila- romana, caradomomo, Eucalipto, cipreste, gerânio, jasmim, lavanda, limão, mandarina, tangerina, neroli, patchouli, , manjericão, manjerona e ylang-ylang

 

Cuidados e precauções

Ø        é aconselhável evitar o sol forte e os banhos com raios ultra-violeta após usar o óleo essencial de bergamota, pois ele pode estimular a foto-sensibilidade causando queimaduras .

Ø        o óleo bergamota pode causar irritação à pele sensível quando usado em altas concentrações, mas se usado com moderação terá um efeito positivo.

Ø        Usar sempre diluído. Manter fora do alcance de crianças.


   
 NEWSLETTER
 REDES SOCIAIS

Coluna sem Dor® - Produzido por Dinamicsite