19  3251.3297

Localização



 

Coluna Sem Dor
Avenida Doutor Luís de Tella, 1615
Cidade Universitária II

Campinas - São Paulo CEP: 13083-000 - Brasil
(19) 3251-3297
 

 

ALECRIM- Rosmarinus officinalis

 

O ALECRIM foi, uma das primeiras ervas utilizadas com finalidade medicinal. Na tradição popular européia, era usado para espantar o demônio e proteger contra pragas, além de preservar e temperar a carne. Nas civilizações antigas, o alecrim era considerado uma planta sagrada que podia trazer paz tanto aos vivos quanto aos mortos. Na época da peste, era levado em bolsas e no pescoço como proteção.

 

Aromaterapia no dia a dia

Cuidados com a pele: Acne, dermatites, eczema, cabelos oleosos, repelente de insetos, regulador da seborréia, varizes. Banho, colar aromático, loção corporal, escalda pés, shampoo, spray e Hidrolato.

Circulação, músculos e juntas: tensão muscular, gota, arteriosclerose, circulação deficiente, retenção de liquido e reumatismo. Banho, massagem suave, compressas quentes ou frias locais.

Sistema respiratório: asma, bronquite e tosse. Banho, inalação, colar aromático e spray.

Sistema digestivo: cólicas, flatulência, desordens hepáticas. Banho, massagem suave e compressa local.

Sistema imunológico: infecções, resfriados e gripes. Banho, massagem, loção, inalação, spray, colar aromático, gargarejo.

Sistema nervoso: fadiga mental, falta de concentração, Estimula o sistema nervoso central. Banho, loção, colar aromático.

Usos psicológicos e emocionais: Da energia e estimula o sistema nervoso central, Clareia a mente, ajuda a memória, é revigorante e estimulante.

Quando precisamos de muita concentração no trabalho, no estudo e estamos fatigados ou com dor de cabeça o Alecrim restabelece a atenção. Inalar profundamente o óleo puro direto do frasco ou no colar aromático ou no Aromatizador ambiental. No banho de banheira ou na ducha.

 

Misturas-se bem com

Olíbano, Ylang ylang, citronela, hortelã pimenta, cedro, tangerina, gengibre, capim limão, gerânio,manjericão, canela e outras especiarias.

 

Método de extração - Destilação a vapor das sumidades floridas e das folhas – Brasil, Espanha,Marrocos, Tunísia

Rendimento: 10 kg para 1 tonelada de planta fresca.

Nota - Médio

Aroma - Cálido e penetrante, forte, límpido e refrescante.

 

Composição química- Borneol( álcool); cumínico ( aldeído); acetato de burnilo ( éster); cânfora, cineol (cetonas); cariofileno (sesquiterpeno); canfeno e pineno ( terpenos).

 

Propriedades

O Alecrim estimula a circulação e atua como um tônico para o sistema nervoso, a pele o coração,fígado e visícula biliar.

Refrescante, antisséptico e antibacteriano é também diurético e purificador de uso geral.

Tem propriedades antidepressivas e antifúngicas. Previne e reduz espasmos, alivia a flatulência e regula a digestão. Elimina o catarro e a dor. A nível emocional, o óleo alivia a exaustão mental e ajuda na clareza da mente.

 

Curiosidades

Usos Através dos Tempos

• Isabel, rainha da Hungria, usava-o num creme facial que também incluía o limão, a rosa, o neroli, a melissa e a hortelã-pimenta. A “água da Rainha da Hungria” passou a ser produzida comercialmente no século XIV.

• Em França, os hospitais queimavam-no em épocas de epidemias pelas suas qualidades anti-sépticas e as igrejas usavam-no como incenso.

• Em Inglaterra, as pessoas usavam o alecrim em volta do pescoço como proteção contra as constipações e em volta do braço direto para levanta o ânimo. As folhas secas eram colocadas debaixo do travesseiro para proteger a pessoa dos pesadelos (principalmente as crianças).

 

Cuidados e precauções

 > As mulheres devem evitar o óleo de alecrim durante a gravidez se tiverem pressão alta e propensão para a epilepsia. Convém não esfregar ou massagear diretamente as veias varicosas. Hipertensos e epiléticos não devem utilizar o óleo essencial de Alecrim.

> Usar sempre diluído. Manter fora do alcance de crianças.


   
 NEWSLETTER
 REDES SOCIAIS

Coluna sem Dor® - Produzido por Dinamicsite